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CURSOS – 2017

ASPECTOS NEUROPSICOLÓGICOS E CLÍNICOS, LIGADOS AO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS (ÁLCOOL E DROGAS) E O IMPACTO DO SEU USO POR MOTORISTAS DE VEÍCULOS AUTOMOTORES NO TRÂNSITO BRASILEIRO

 

OBJETIVO 
Este curso de extensão tem por propósito apresentar, os efeitos das substâncias psicoativas no sistema nervoso central; a identificação de transtornos mentais relacionados ao uso de drogas; o conhecimento de tratamentos mais eficazes no combate ao uso de substâncias e a atuação da psicologia do trânsito no desenvolvimento de medidas que contribuam preventivamente, para diminuição do número de acidentes e mortalidade no trânsito brasileiro.

PÚBLICO ALVO: Psicólogos e estudantes de Psicologia.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

-Breve história das drogas.

-Conceito e classificação das substâncias psicoativas que atuam no sistema nervoso central e podem provocar alterações mentais e comportamentais, acarretando prejuízo nas habilidades necessárias para conduzir veículos.

-Principais transtornos psiquiátricos e neuropsicológicos pré ou pós-existentes ao uso de substâncias e as principais complicações clínicas.

-Conhecimento de tratamentos efetivos e estratégicos com relação ao uso de drogas.

-Atuação do psicólogo do trânsito na contribuição para redução de acidentes no trânsito causados pelo uso de substâncias.

Carga horária: 16 h/a.

Data: 09 e 10 de dezembro de 2017.

Horário das aulas: das 09h às 17h. (intervalo para almoço e café)

Local: Rua Havaí nº 325 – Bairro Sumaré (Próximo do Metrô Vila Madalena)

 

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ESPECIALIZAÇÃO EM “AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA”

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PRESENCIAL

OBJETIVO

Pautado por uma perspectiva histórico-humanista e sempre tendo em vista o sujeito em sua dimensão psicossocial, este curso de especialização se propõe aampliar os recursos teóricos e práticos do psicólogo no que diz respeito à produção deavaliações psicológicas em quatro contextos: organizacional, educacional, clínico e hospitalar.

 

Além de abordar a elaboração de avaliações psicológicas tidas como tradicionais (as que estão associadas à internação hospitalar, ao universo do trabalho, à prática clínica e à área da educação), o curso contemplará, também, as avaliações psicológicas “emergentes”, tais como as pré-cirúrgicas (bariátrica, redesignação de sexo, vasectomia, laqueadura) e as referentes ao contexto da segurança (porte de armas de fogo).

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O curso está estruturado a partir de cinco módulos e onze disciplinas

(veja, mais à frente, a carga horária das disciplinas e os docentes responsáveis por elas).

 

MÓDULO 1 – A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-HUMANISTA

Este módulo abordará a subjetividade como acontecimento histórico, processual, criativo e não redutível a “sintomas” ou aspectos isolados do funcionamento psíquico.

Disciplinas:

1. Fundamentos histórico-humanistas para a avaliação psicológica

2. Contribuições da psicanálise para a avaliação psicológica

 

MÓDULO 2 – FUNÇÕES E LIMITES DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Este módulo examinará o conceito de avaliação psicológica, além de questões éticas e jurídicas e resoluções do Conselho Federal de Psicologia associadas ao tema.

Disciplina deste módulo:

3. Alcances, limites e dimensão ética da avaliação psicológica.

 

MÓDULO 3 – CONTEXTOS DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Este módulo contemplará a natureza, função e recursos técnicos da avaliação psicológica nos contextos organizacional, escolar, hospitalar e clínico.

Disciplinas deste módulo:

4. Avaliação psicológica no Contexto organizacional e do trabalho

5. Avaliação Psicológica no Contexto Escolar

6. Avaliação Psicológica no Contexto Hospitalar

7. Avaliação Psicológica no Contexto Clínico

 

MÓDULO 4 – INSTRUMENTOS PARA A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Este módulo examinará os instrumentos empregados na avaliação psicológica: entrevistas, testes projetivos e psicométricos, questionários, dinâmicas de grupo.

Disciplinas deste módulo:

8. Entrevistas e questionários

9. Testes psicométricos

10. Testes Projetivos e Expressivos

11. Dinâmicas de grupos

 

MÓDULO 5 – PRODUÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA NA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Este módulo abordará o“Manual de elaboração de documentos escritos produzidos pelo psicólogo” (Resolução CFP 07/2003), analisando os princípios técnicos, estilísticos e éticos associados à redação de relatórios e laudos.

Disciplina deste módulo:

12. Critérios éticos e técnicos na produção de laudos e relatórios

 

PÚBLICO-ALVO: Psicólogos (para a inscrição é necessário a apresentação, entre outros documentos, de cópia autenticada do Diploma ou Certificado de Conclusão do curso de psicologia)

 

DURAÇÃO: 12 meses

 

PERIODICIDADE: aulas quinzenais (sábado e domingo)

 

HORÁRIO DAS AULAS: das 8h às 18h.

 

CARGA HORÁRIA: 484 h/a.

 

CUSTOS

- Plano 1

Matrícula de R$ 532,50, mais 14 parcelas de R$ 532,50

Valor total: R$ 7.987,50

 

- Plano 2 (10% de desconto, com cheques pré-datados ou boletos)

Matrícula de R$ 532,50, mais 14 parcelas de R$ 479,25

Valor total: R$ 7.588,12

 

OBS: A formação da turma está condicionada à matrícula de, ao menos, 30 (trinta) participantes.

 

INÍCIO:28-29/OUTUBRO/2017

 

LOCAL
CEAT (Centro de Estudos Avançados e Treinamento)
R. Havaí, nº 325
B. Sumaré – São Paulo, SP
(próximo à estação V. Madalena do Metrô)

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
- Tel: (11) 3237-2033
(c/ Valmir, de 2.a a 6.a-feira, das 09h às 17h)
- email: atendimento@ceatnet.com.br
CERTIFICADOS

Serão emitidos pelo CEAT (Centro de Estudos Avançados e Treinamento)

CNPJ: 03.938.106/0001-29

Cadastro do CEAT no CRP/SP: 4602/J

 

COORDENADORA
Profa. Ms. Ivani Teixeira Mendes (CRP 06/42535)

Psicóloga, psicoterapeuta, mestre em psicologia clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Coordenadora pedagógica do curso de Pós-graduação em Psicologia de Trânsito do Centro de Estudos Avançados e Treinamento (CEAT) e do curso de Psicologia do Centro Universitário Capital (UNICAPITAL), e professora em ambas as instituições.

Tem ampla experiência em avaliação psicológica e psicodiagnóstico infantil, atuando como supervisora clínica e ministrando frequentemente cursos nessas áreas.

 

 

 

 

 

 

 

DISCIPLINAS E CARGA HORÁRIA

DISCIPLINAS

C.H

1. Fundamentos Histórico-humanistas para avaliação psicológica

16

2. Contribuições da psicanálise para avaliação

20

3. Alcances, limites e dimensão ética da avaliação psicológica

20

4. Avaliação psicológica no Contexto organizacional e do trabalho

32

5. Avaliação Psicológica no Contexto Escolar/Educacional

32

6. Avaliação Psicológica no Contexto Hospitalar

40

7. Avaliação Psicológica no Contexto Clínico

32

8. Entrevistas e questionários

20

9. Testes psicométricos.

40

10. Testes Projetivos e Expressivos

60

11. Dinâmicas de grupos

16

12. Laudos e relatórios

20

13. Metodologia de pesquisa

20

14. Docência do ensino superior

20

Total

388

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

CARGA HORÁRIA

Projeto em Avaliação Psicológica

80

Orientação

16

Total

96

 

 

CORPO DOCENTE

1. Disciplina: Fundamentos Histórico-humanistas para a avaliação psicológica

Docente: Ailton Bedani

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Psicoterapeuta, atendendo, em uma perspectiva fenomenológico-humanista, adolescentes e adultos, e famílias e casais. Professor universitário nos cursos de pós-graduação Lato Sensu do Centro Universitário São Camilo e do Centro de Estudos Avançados e Treinamento (CEAT), e nos cursos de graduação em psicologia da Universidade Ibirapuera (UNIB) e do Centro Universitário Capital (UNICAPITAL).

 

2. Disciplina: Contribuições da psicanálise para a avaliação psicológica

Docente: Ivani Teixeira Mendes

Psicóloga, psicoterapeuta, mestre em psicologia clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Coordenadora pedagógica do curso de pós graduação em Psicologia do Trânsito do Centro de Estudos Avançados e Treinamento (CEAT) e do curso de psicologia do Centro Universitário Capital (UNICAPITAL), e professora em ambas as instituições. Tem ampla experiência em avaliação psicológica e psicodiagnóstico infantil, atuando como supervisora clínica e ministrando frequentemente cursos nessas áreas.

 

3. Disciplina: Alcances, limites e dimensão ética da avaliação psicológica

Docente: Célia Maria Mota Amaral

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973), graduação em Psicologia pela Universidade São Marcos (1976) e mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Atualmente é professora convidada do Centro de Estudos Avançados e Treinamento/Trânsito, tendo trabalhado como docente e supervisora de estágios na Universidade São Marcos por 27 anos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: maturidade, velhice, qualidade de vida, identidade, representações sociais; projeto e curso de vida.

 

4. Disciplina: Avaliação psicológica no Contexto organizacional e do trabalho

Docente: Conceição Aparecida Machado

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1988) e especialização em Gestão Empresarial pelo Fundação Getúlio Vargas (2010). Atualmente é Professor Especialista do Centro Universitário Capital e Analista de Desenvolvimento de RH da Lorenzetti Indústrias Brasileiras Eletro metalúrgicas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional.

 

5. Disciplina: Avaliação Psicológica no Contexto Escolar/Educacional

Docente: Lúcio Roberto Bardos Martini

Na área acadêmica possui Mestrado em Educação, Especialização em Psicopedagogia e Graduação em Psicologia na área Educacional. Atualmente é Professor das Disciplinas de Psicologia do Desenvolvimento II e II, Transtornos do Desenvolvimento e Psicologia e Políticas Públicas em Educação do curso de Psicologia do Centro Universitário Capital. Na Área Cultural é Sócio Proprietário da Ferratini Produções Culturais, Regente do Coral ArsMvsica Sacra de Sorocaba e do Madrigal Madrigali.

 

6. Disciplina: Avaliação Psicológica no Contexto Hospitalar

Docente: Arlete Modelli

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo (1987) e mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Usp (1999), doutoranda em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria da FMUSP (2016). Coordenou o curso de Psicologia do Centro Universitário Capital (UniCapital) até 2011, bem como professora universitária, ministrando várias disciplinas ligadas a Psicanálise e supervisão clinica desde 1999. Em 2010 foi professora supervisora na Universidade Metodista. Psicóloga do Hospital das Clinicas da FMUSP, trabalhou por mais de 10 anos na clínica Ginecológica com temas ligado a Câncer de Mama, TPM, Ovário Policístico, Violência, Cirúrgica Ginecológica e Reprodução Humana. Atualmente desenvolve trabalho no Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP, no Grupo de Psicoses, atuando principalmente com grupo Psicoterápico com familiares e pacientes de primeiro episódio psicótico. Desenvolve estudos ligado a psicose de primeiro surto, bem como tema do doutorado referente ao Estigma.

 

7. Disciplina: Avaliação Psicológica no Contexto Clínico

Docente: Ricardo Barbosa Martins

Doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo, IP/USP São Paulo, 2012. Possui graduação em Psicologia pela UNESP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1999) . É professor universitário no curso de psicologia do Centro Universitário Capital, desde 2000 em regime de dedicação parcial, onde tem ministrado várias disciplinas na graduação de psicologia, orientado trabalho de conclusão de curso e supervisionado atendimentos psicológicos. Atua como psicólogo e coordenador de Saúde Mental (Diretor Técnico em Saúde I), (lei 500) no CENTRO DE REFERÊNCIA E TREINAMENTO em DST/HIVAids, SÃO PAULO – Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: aconselhamento, acolhimento, sexualidade, HIV, Psicanálise e Instituições, sofrimento nas instituições, populações transgêneros e SUS.

 

8. Disciplina: Entrevistas e questionários

Docente: Ivana Morais de Alencar

Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Marcos (1991) e Mestrado em Psicologia pela Universidade São Marcos (1998). Atualmente é docente da Universidade Nove de Julho/UNINOVE do departamento de Comunicação Social e do curso de Pós- Graduação Lato Sensu. Tem experiência na área de Educação e Social, com ênfase nos estudos sobre Psicologia Escolar, Políticas Públicas e Instituições, Educação Inclusiva e Direitos Humanos

 

9. Disciplina: Testes psicométricos

Docente: Cristiano Santos de Caires

Mestrando em Saúde Coletiva pela FMABC; Especialista em Psicologia do Trânsito pelo CEATT e Especialista em Gestão na Saúde pela Faculdade Medicina do ABC; graduado em Psicologia pelo Centro Universitário de Santo André – UniA(06/2009). Docente no curso de Psicologia (avaliação psicológica, psicanálise, supervisão clínica e supervisor de estágio). Experiencia como Coordenador de Atividades Psicológicas na CRAISA, Consultor em Avaliação Psicológica e Psicossocial (NR 10, 12, 20, 33 e 35). Além de experiência na área de Psicologia clínica, saúde mental (CAPS), saúde do idoso, tratamento a dependentes químicos, acompanhamento em pesquisa sobre violência infantil, obesidade infantil, saúde da mulher e projetos sociais voltados para capacitação profissional.

 

10. Disciplina: Testes Projetivos e Expressivos

Docente: Ivani Teixeira Mendes

Psicóloga, psicoterapeuta, mestre em psicologia clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Coordenadora pedagógica do curso de pós graduação em Psicologia do Trânsito do Centro de Estudos Avançados e Treinamento (CEAT) e do curso de psicologia do Centro Universitário Capital (UNICAPITAL), e professora em ambas as instituições. Tem ampla experiência em avaliação psicológica e psicodiagnóstico infantil, atuando como supervisora clínica e ministrando frequentemente cursos nessas áreas.

 

11. Disciplina: Dinâmicas de grupos

Docente: Lúcio Roberto Bardos Martini

Na área acadêmica possui Mestrado em Educação, Especialização em Psicopedagogia e Graduação em Psicologia na área Educacional. Atualmente é Professor das Disciplinas de Psicologia do Desenvolvimento II e II, Transtornos do Desenvolvimento e Psicologia e Políticas Públicas em Educação do curso de Psicologia do Centro Universitário Capital. Na Área Cultural é Sócio Proprietário da Ferratini Produções Culturais, Regente do Coral ArsMvsica Sacra de Sorocaba e do Madrigal Madrigali.

 

12. Disciplina: Laudos e relatórios

Docente: Carmem Silvia Rotondano Taverna

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1976), mestrado em Psicologia pela Universidade São Marcos (1997), doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e pós-doutorado no mesmo programa (2009). Tem experiência profissional na área da Psicologia Escolar e Educacional e como docente na graduação em Psicologia, com ênfase nos temas relacionados à História da Psicologia e Psicologia Escolar e Educacional. Atualmente leciona no curso de psicologia do Centro Universitário Unicapital. É pesquisadora no NEHPSI – Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Psicologia da PUC-SP e participa do Núcleo de Educação e do grupo de trabalho História e Memória da Psicologia no estado de São Paulo no Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.

 

13. Disciplina: Metodologia de pesquisa

Docente: Ailton Bedani

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Psicoterapeuta, atendendo, em uma perspectiva fenomenológico-humanista, adolescentes e adultos, e famílias e casais. Professor universitário nos cursos de pós-graduação Lato Sensu do Centro Universitário São Camilo e do Centro de Estudos Avançados e Treinamento (CEAT), e nos cursos de graduação em psicologia da Universidade Ibirapuera (UNIB) e do Centro Universitário Capital (UNICAPITAL).

 

14. Disciplina: Docência do ensino superior

Docente: Angela Xavier do Val Rodrigues

Especialização em Psicologia no Trânsito; Graduada em Psicologia; Magistério com especialização em pré-escola; Professora de Filosofia; Assessoria Psicológica a Direção e atendimento psicológico a Equipe Escolar; Professora de Educação Infantil e Ensino; Professora no Ensino Fundamental I

 

 

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CURSO CICLOVIAS: PLANEJAMENTO E ELABORAÇÃO DE PROJETOS

1. DURAÇÃO: 20 (vinte horas/aula)

2. DATA: 15 e 16 de julho das 08h às 18h.

3. EMENTA: Adquirir conhecimentos básicos sobre o desenvolvimento do planejamento e elaboração de projetos cicloviários.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Parte I: Planejamento Cicloviário

- Conceitos

- Histórico

- Bases Legais do Planejamento Cicloviário (leis e normas)

- O Planejamento cicloviário nos Planos de Mobilidade

2. Parte II: Desenho da estrutura cicloviária

- A estrutura cicloviária no espaço da via

- Bases legais do projeto cicloviário (Definições do CTB e resoluções do CONTRAN)

 3. Parte III: Elaboração de Projetos

- Soluções de projeto geométrico

- Soluções de projeto de sinalização horizontal e vertical

4. Parte IV:

- Parâmetros para elaboração dos custos (tipologias de materiais e custos médios)

- Fontes de recursos para execução das intervenções

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CURSO – POLO GERADOR DE TRÁFEGO – NORMAS E PROCEDIMENTOS

1. DURAÇÃO: 20 (vinte horas/ aula)
2. DATA: 15 e 16 de julho de 2017
3. EMENTA:  Fornecer informações técnicas e legais para a análise de impactos na circulação viária devido à implantação de empreendimentos de vulto considerados pólos geradores de tráfego, também denominados polos atrativos de trânsito.

CONTEÚDO:

1. Os Polos Geradores de Tráfego e seus impactos na circulação viária.

2. Parâmetros utilizados para o enquadramento de Polos Geradores de Tráfego.

3. Processo de Licenciamento para a implantação de Polos Geradores de Tráfego.

4. Desenvolvimento de estudos de impacto devido à instalação de Polos Geradores de Tráfego.

5. Análise dos estudos de impacto e recomendação de medidas mitigadoras.

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