CEATT

Equipe

Equipe consultiva/didática

Julyver Modesto de Araujo

Mestre em Direito do Estado pela PUC/SP, com Especialização em Direito Público pela Escola Superior do Ministério Público de SP; Oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo, onde exerceu, de 1996 a 2008, diversas atividades relacionadas ao policiamento de trânsito; Conselheiro do CETRAN/SP, de 2003 a 2008 e representante dos CETRANS da região sudeste no Fórum Consultivo do Sistema Nacional de Trânsito, por dois mandatos consecutivos; Autor de diversos artigos e livros, destacando-se o Código de Trânsito Brasileiro anotado, Editora Letras jurídicas (em sua 4ª edição) e as obras “Instalação e funcionamento de JARIS e o julgamento de recursos”, Ed. Cantareira e “Trânsito – reflexões jurídicas”, Letras Jurídicas; Diretor do Conselho Consultivo da ABRAM – Associação Brasileira de Motociclistas e Presidente da ABPTRAN  – Associação Brasileira de Profissionais do Trânsito.

 

Antonio Vitorio Cecere

Engenheiro mecânico, formado pela Universidade Mackenzie (SP); Perito criminal, especialista em identificação veicular e acidentes de trânsito; Professor da Academia de Polícia Civil e da Academia de Polícia Militar do Barro Branco (São Paulo).

Arnaldo Luis Theodósio Pazetti

Major da Polícia Militar do Estado de São Paulo, especialista em policiamento de trânsito; Bacharel em Direito pela PUC / SP, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, com curso de especialização em Ciências jurídicas no Complexo Damásio de Jesus; Diretor assistente da Divisão de Controle e Fiscalização de Veículos e Condutores do DETRAN/SP.

Carlos Alexandre Negrini Bettes

Advogado (OAB/PR), Professor e Consultor em Legislação e Gestão de trânsito; Especialista em “Trânsito: uma abordagem interdisciplinar”, pela PUC/PR; Mestre em Gestão Urbana, pela PUC/ PR.

Ronaldo Boerngen

Graduado em Licenciatura e Bacharelado em História e Geografia pela Universidade de São Paulo;Mestre em Geografia humana pela Universidade de São Paulo – USP; Professor da disciplina “Transportes” em Curso de graduação em Turismo, nas Faculdades Ibero americana, Belas Artes e UNICID; Autor do livro “Transportes no turismo”, Ed. Manole, 2002.

Denise Lima Lopes

Formada pela Universidade Mackenzie, em “Arquitetura e urbanismo” e “Administração”, com Especialização em Marketing, pela FAAP/SP; Especialista na área de planejamento urbano, transportes e tráfego, com cursos nos EUA, Japão e Suécia; Mestre em Engenharia de transportes, pela Escola Politécnica da USP; Gestora de trânsito da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET/SP e consultora do BIRD – International Bank for Reconstruction and Development e The World Bank.

Karine Fátima Winter

Professora, Educadora e Pedagoga com ênfase e experiência em Educação Para o Trânsito; Coordenadora do Setor de Educação para o Trânsito, do Fundo Municipal de Trânsito de Balneário Comburiu / SC. Graduada em Pedagogia com formação específica em Séries Iniciais; Especialista em Gestão e Segurança de Trânsito, em Metodologia do Ensino e em Gestão e Direito de Trânsito; Professora do Curso para Formação de Instrutores de CFC e do Curso Superior Seqüencial de Gestão de Trânsito.

Paulo Marcelo Morishita Garbi

Bacharel em Direito; Especialista em Direito Constitucional e Administrativo (pós graduação latu sensu); Oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo (1º tenente), diretor assistente da diretoria de educação para o trânsito do Detran/SP, docente dos cursos de formação e especialização da Polícia Militar.

José Soldá

Formado pela Universidade Mackenzie, nas disciplinas de Física e Matemática, com especialização em Biofísica, Estatística e Metodologia da pesquisa; Professor adjunto nas disciplinas de Biofísica e Bioestatística da Universidade de Mogi das Cruzes e professor na disciplina de Estatística, na Academia de Polícia Militar do Barro Branco e na Escola de Educação Física da PMESP.

Marcel Lacerda Soffner

Major da Polícia Militar do Estado de São Paulo, especialista em policiamento de trânsito. Bacharel em Direito pela Universidade Mackenzie (São Paulo); Pós-graduado em “Gestão de trânsito e transportes” – CEDEMPT (PR); Ex-Diretor assistente da Divisão de Educação de Trânsito do DETRAN/SP; Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.

Sérgio Marques

Oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo, especialista em policiamento de trânsito urbano, área em que atua desde 1996, com diversos cursos na área. Professor dos Cursos de Policiamento de trânsito da PMESP, para Oficiais e Praças. Bacharel em Direito, com Pós-graduação em “Direito público” e “Políticas internacionais”.

Cássio de Mattos Honorato

Mestre em Direito pela Universidade Estadual do Paraná, com atuação em Direito público e ênfase em Direito Constitucional e Administrativo; Promotor de justiça do Estado do Paraná; Oficial da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo, especialista em policiamento de trânsito urbano e rodoviário; Autor de livros e publicações científicas sobre trânsito, destacando-se as obras “Sanções do Código de Trânsito Brasileiro” e “O trânsito em condições seguras”.

Silas Bordini do Amaral Neto

Major da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Bacharel em Direito pelas Faculdades Integradas Guarulhos (São Paulo), com curso de especialização em Ciências Jurídicas no Complexo Damásio de Jesus; Pós-graduado em Direito Penal pela Escola Superior do Ministério Público de SP; Professor da Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

Wilma Rigolon

Mestre em Língua Portuguesa, pela PUC/SP; Graduada em Pedagogia, habilitação Administração Escolar; Professora do Centro Universitário Unisant’Anna, cursos de Letras e Pedagogia; Revisora de textos; Coordenadora de Língua Portuguesa da UNIATCO- cursos e treinamentos.

Edson Santos Silva

Possui graduação em Letras: Português/Inglês pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras Santana (1991), Mestrado em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (2001) e Doutorado em Literatura Portuguesa, pela Universidade de SP.

Philip Anthony Gold

Engenheiro, Especialista em Segurança do Trânsito; Consultor do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, tendo atuado em diversos projetos municipais, estaduais e federais de melhoria e expansão de redes de rodovias e ocupado a função de Gerente da Segurança e Normatização Técnica da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET/SP; Autor principal do livro “Segurança de trânsito – Aplicações de Engenharia para Reduzir Acidentes”; Co-autor do livro “Reduzindo acidentes – o papel da fiscalização de trânsito e do treinamento de motoristas”; Autor de notas técnicas sobre passarelas, fiscalização eletrônica de velocidade, melhoria de calçadas e tratamento de segurança viária em projetos do BID; Diretor da Empresa Gold Projects, de consultoria em transportes e tráfego.

Carlos Eduardo Nunes Ribeiro

Engenheiro civil, formado pela Universidade de Taubaté – UNITAU, com experiência e atuação profissional no desenvolvimento de projetos de engenharia de tráfego e implantação de sinalização vertical e horizontal, em municípios paulistas, trabalhando atualmente do Departamento de Serviços de Trânsito da cidade de São José dos Campos/SP, no POT – Programa de Orientação de Tráfego.

Paulo Roberto Guimarães Junior

Engenheiro civil, Especialista em “Engenharia de Custo”, pela Universidade Federal Fluminense e em “Gestão e Normatização de Trânsito”, pela Faculdade CHAFIC / CEAT; Atual Diretor do Departamento de Serviços de Trânsito de São José dos Campos.

Guilherme B. C. Salgado

Engenheiro, com atuação específica na área de trânsito há mais de 15 anos e Especialização em MBA – Trânsito – Mobilidade e Segurança, pelo INBRAPEC; Responsável pela execução de serviços para diversos órgãos, como projetos de sinalização horizontal, vertical e semafórica para o Porto de Santos e de Suape, além das prefeituras de São José dos Campos, Campos do Jordão, Guaratinguetá, Parauapebas, Ourinhos, Porto Feliz, entre outras; Chefe da Divisão de Sinalização Viária, de 1994 a 2002, e Chefe da Divisão de Fiscalização de Trânsito, Operação de Tráfego e Multas, de 1998 a 2000, na cidade de São José dos Campos / SP.

Manuel Antonio Nunes Lopes De Carvalho

Arquiteto, graduado pela Universidade Mackenzie (SP), com Pós-graduação em “Engenharia de Transporte”, pela Universidade de São Paulo e em “Gestão Empresarial”, pela UNINOVE; Gestor de trânsito da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET/SP, com atuação na área de planejamento, projetos, desenvolvimento tecnológico, implantação e manutenção de sinalização e operação de trânsito, trabalhando atualmente no Departamento de Transportes Especiais – Transportes de Produtos Perigosos.

João Cucci Neto

Engenheiro, com Mestrado em Engenharia de transportes, pela Universidade de São Paulo; Gestor de trânsito da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET/SP; Professor de “Engenharia de Tráfego e Transporte Urbano” da Universidade Mackenzie (SP).

Marcondes de Brito Maciel

Pós-Graduação em Direito Público; Curso de Gestão Organizacional em Segurança Pública e Justiça Criminal; Pós-Graduação em Segurança Pública; Bacharelado em Direito;Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública; Administração em Segurança Pública.
Oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Atua na Divisão de Controle e Fiscalização de Veículos e Condutores do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN/SP), à frente dos setores de Assessoria Técnica e de Apreensão e Liberação de Veículos e Documentos. Exerce a função de Coordenador do Registro Nacional de Infrações de Trânsito – São Paulo, desenvolvendo ações na Coordenadoria do Sistema Renainf, representando o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo perante o Departamento Nacional de Trânsito.

Ivana Moraes de Alencar

Mestrado em Psicologia. Professora universitária desde 1995. Atualmente estou como professora (regime CLT) da Universidade Nove de Julho – Departamento de Comunicação Social e Pós Graduação (lato sensu) do curso de Psicopedadogia. Atuo há 6 anos no curso de Pós Graduação de Engenharia de Segurança no Centro Universitário F.E.I.

Célia Maria Mota Amaral

Graduação: Filosofia (PUC/SP) 1973; Psicologia (São Marcos) 1976; Pós-graduação: Mestrado em Psicologia Social (PUC/SP) 1997; Professora e supervisora de disciplinas nas áreas de Psicologia Social e Envelhecimento humano: Processos Grupais, Atenção Psicossocial, Identidade e Diversidade, Orientação de TCC, Psicologia do Desenvolvimento na Maturidade. Atendimento de Grupos: Orientação de Projetos de Vida, Orientação Vocacional.

Ivani Teixeira Mendes

Professora Ivani Teixeira Mendes. Psicóloga e professora universitária. Possui mestrado em psicologia clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996). Dissertação: Transgressão no trânsito e dificuldades psíquicas. Tem experiência como psicoterapeuta e na área de ensino superior, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, metodologia científica, psicoterapia e supervisão de estágio em clínica.

 

Equipe administrativa/operacional

Presidente: Sírio Jwver Belmeni. Pedagogo. Consultor educacional das Instituições de Ensino desde 1995, especialista em ensino superior. Diretor Acadêmico do Centro de Habilitação, Filosofia e Cultura (CHAFIC/FAMATER) até 2007. Atual Diretor Acadêmico da Faculdade INESP e Diretor de Implantação da Faculdade Lusófona de São Paulo.

Secretário geral: Valmir Fernandes Nogueira.  Graduado em Informática Especialista em Gestão, Psicologia e Educação de Trânsito pelo CEAT – Centro de Estudos Avançados e Treinamento/Trânsito. Oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo, especialista em policiamento de trânsito.

Coordenador de cursos: Julyver Modesto de Araujo, Mestre em Direito do Estado pela PUC/SP, com Especialização em Direito Público pela Escola Superior do Ministério Público de SP; Oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo, onde exerceu, de 1996 a 2008, diversas atividades relacionadas ao policiamento de trânsito; Conselheiro do CETRAN/SP, de 2003 a 2008 e representante dos CETRANS da região sudeste no Fórum Consultivo do Sistema Nacional de Trânsito, por dois mandatos consecutivos; Autor de diversos artigos e livros, destacando-se o Código de Trânsito Brasileiro anotado, Editora Letras jurídicas (em sua 4ª edição) e as obras “Instalação e funcionamento de JARIS e o julgamento de recursos”, Ed. Cantareira e “Trânsito – reflexões jurídicas”, Letras Jurídicas; Diretor do Conselho Consultivo da ABRAM – Associação Brasileira de Motociclistas e Presidente da ABPTRAN  – Associação Brasileira de Profissionais do Trânsito.