CEATT

Por que o CEAT

Por que o CEAT
Na formação do Agente de Trânsito

 Por que a contratação do CEAT para formar ou atualizar profissionalmente Agentes de Trânsito?

Apresentamos os motivos determinantes para a contratação dos serviços oferecidos pelo CEAT referente ao Treinamento / Capacitação dos agentes de trânsito que já exerçam a atividade ou que serão contratados:

Existem atualmente no Brasil, segundo estimativas do Departamento Nacional de Trânsito, mais de 110.000 profissionais de trânsito, atuando diretamente nos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, os quais, obviamente, necessitam de uma capacitação técnica e especializada, específica para atuar com as questões do trânsito brasileiro.

Entretanto, embora existam regras específicas para a formação de condutores, de instrutores de trânsito, de examinadores, de Diretores de Centros de Formação de Condutores e de motoristas de transportes especializados (coletivo de passageiros, de produtos perigosos, de transporte escolar e de emergência), não há, na legislação de trânsito em vigor, normas que determinem como deve ocorrer a formação dos profissionais de trânsito, nem mesmo daqueles que atuam na fiscalização, embora tal atividade seja exatamente a de controlar o cumprimento da legislação de trânsito e, portanto, exige, com muito mais razão, uma especialização compatível com a complexidade e a responsabilidade do cargo ocupado.

Desta maneira, a formação dos agentes de trânsito requer, ao mesmo tempo, um planejamento próprio de cada órgão ou entidade de trânsito, conforme as suas peculiaridades locais, e a contratação de profissionais qualificados para exercerem a docência, teórica e prática, que tenham não apenas conhecimento dos assuntos a serem abordados, mas vivência técnica a respeito delas, o que torna este tipo de treinamento mais oneroso, dada a escassez de mão de obra qualificada

O parâmetro adotado pelas poucas empresas de treinamento que atuam neste segmento oferece uma variável de 120 a 180 horas aulas para a formação inicial de agentes de trânsito.

Para a reciclagem do Agente de Trânsito nosso padrão de treinamento varia de 20 a 80 horas aulas.

O CEAT – Centro de Estudos Avançados e Treinamento / Trânsito tem um histórico de atuação de formação de agentes de trânsito bastante sólido tendo realizado nos últimos anos, dezenas de cursos de Capacitação, conforme se verifica através de atestados de capacidade técnica

Ressalta-se que, além dos Cursos específicos para agentes de trânsito, o CEAT é uma das únicas Instituições brasileiras que desenvolve Cursos de Pós-graduação na área de trânsito, em parceria com a Faculdade Mario Schenberg – FMS estando, no presente momento, com 13 turmas em andamento, além das 22 turmas já formadas em 7 Estados brasileiros, o que demonstra a solidez e a qualidade do treinamento a ser oferecido.

Esperamos que, diante do acima exposto, fique demonstrado o grau de Especialização que se requer da Entidade formadora dos agentes de trânsito.

Na formação de Especialista de Trânsito

 Por que o CEAT forma a elite dos profissionais Especialistas de Trânsito?

Segundo dados do DENATRAN, 2013 inicia com 1311 cidades que munipalizaram a Gestão do Trânsito. Esse número congrega com as estimativas do mesmo Departamento Nacional de Trânsito que existam mais de 110.000 profissionais de trânsito, atuando diretamente nos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito. Embora não existam dados oficiais sobre o mercado de serviços e produtos para o Trânsito, esse é um mercado que está em franca expansão.

Os cursos de especialização lato sensu oferecidos pelo CEAT tem a missão de formar profissionais capacitados para liderar e transformar o Trânsito no Brasil. Iniciado de forma pioneira em 2005 com o curso de Gestão e Normatização de Trânsito a pós graduação do CEAT já formou, nesses 8 anos, mais de 1000 Especialistas de Trânsito.

A especialização CEAT teve seu formato alterado em 2009 para um inédito sistema de ingresso modular com três especializações distintas: Gestão e Direito de Trânsito. Gestão, Engenharia e Operação de Trânsito e Gestão, Psicologia e Educação de Trânsito.

A pós-graduação modulada tem como diferenciais:

- a livre escolha dos módulos de interesse do discente (conforme programação acadêmica);
- os melhores e mais experientes profissionais docentes do trânsito no país e,
- a Certificação em três especialidades diferentes:

GESTÃO E DIREITO DE TRÂNSITO.
GESTÃO, ENGENHARIA E OPERAÇÃO DE TRÂNSITO
GESTÃO, PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO.

CEAT e o Grupo Lusófona.
Em 2012 o CEAT tornou-se membro parceiro do Grupo Lusófona sendo o CEAT a entidade responsável no Brasil e na África pela inclusão da Graduação, Pós Graduação e desenvolvimento técnico de projetos no segmento de Trânsito e Segurança. Maior grupo educacional de Língua Portuguesa, através da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, o Grupo Lusófona está presente em 3 continentes. No Brasil atua nas cidades de Cotia/SP. São Gonçalo/RJ e Salvador/BA.

Na educação de trânsito

Por que o CEAT na Educação de Trânsito?

A Educação de Trânsito insere-se como tema transversal e deve ser integrada aos componentes curriculares da educação infantil ao ensino médio. O CEAT desenvolve diversas ações e projetos nesse sentido.

Cidade Mirim. Criação de projeto móvel ou fixo (parque temático) reproduzindo as ações seguras e de cidadania no trânsito.
Brinquedoteca do Trânsito. Uma caixa em formato de ônibus escolar contendo jogos interativos para serem utilizados em sala de aula para as séries iniciais do ensino fundamental.
Cartilha de Cidadania e Educação de Trânsito. Único material que pode ser disponibilizado a crianças e adultos com utilização de linguagem coloquial, mas com base no Código de Trânsito Brasileiro e em conceitos de humanização e conscientização das relações do trânsito. Utiliza metodologia interativa para, através da dialogocidade, fixar conceitos e propiciar a auto aprendizagem fazendo com que o leitor(a) intervenha ativamente através de resolução de questões discursivas, optativas e jogos.
Capacitação de Docentes. O CEAT fornece oficinas e material didático para os docentes da educação infantil, ensino fundamental I e II e ensino médio para a apropriação de conceitos e metodologias para o uso da temática trânsito em sala de aula