CEATT

.::

Semuttran inicia curso de atualização para agentes de trânsito

Semuttran inicia curso de atualização para agentes de trânsito

A Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) iniciou hoje, 18/07, um curso de atualização para 70 agentes de trânsito da cidade. A aula inaugural foi ministrada ontem, 17, no auditório do Sest/Senat, pelo professor Julyver Modesto de Araújo, mestre em direito do estado, capitão da Polícia Militar de São Paulo, atual chefe do Gabinete de Treinamento do Comando de Policiamento de Trânsito e coordenador dos cursos de pós-graduação do CEAT (Centro de Estudos Avançados em Treinamento/Trânsito).

O curso, com 40 horas de duração, será realizado até o dia 14 de agosto, e tem como objetivo oferecer uma atualização sobre a legislação brasileira e práticas de fiscalização de trânsito, com aulas teóricas e práticas. Durante a aula inaugural, Araújo explicou que desde sua criação, em 1997, o Código de Trânsito Brasileiro sofreu 31 leis de alteração, além de centenas de resoluções. “Isso obriga que o agente de trânsito, que é o responsável pelo cumprimento da legislação, esteja permanentemente atualizado, o que é uma tarefa difícil, apesar de necessária”

Araújo explicou que o Código atual contempla os principais fatores de risco elencados pelas Nações Unidas e a legislação está adequada para estabelecer um comportamento seguro na via pública. “Eu vejo que a evolução tecnológica nos impõe mudanças tão rápidas que parece que a nossa legislação tem de seguir com essa mesma rapidez. Eu tenho defendido que o ideal é não termos tantas mudanças assim,” ressaltou.

De acordo com o especialista, hoje o motorista não tem condições de saber qual é a legislação aplicável para todos as condutas na via pública e o trabalho dos agentes é fundamental. “É importante que o agente de trânsito seja um multiplicador desse conhecimento e comportamento seguro e, mais do que isso, seja um exemplo a ser seguido”.

O secretário de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, explicou que o curso será ministrado pelo CEAT, que é referância nos estudos de trânsito, e vai discutir alterações importantes na legislação para o trabalho dos agentes no cotidiano.
“Desde o início do CTB foram várias modificações, novas resoluções e outras leis que alteraram valor e estacionamento para idosos, e tudo isso será abordado no curso, principalmente o comportamento do agente com o infrator, sobre como melhorar essa relação”.

Publicado em News

Comente: (0) →

Comente

Leia tambémclose